Esse recurso tem sido alvo de rumores já há algum tempo. Em breve, sempre que você navegar para o perfil de um amigo, você verá um novo botão, situado entre os botões “Mensagem” e “Cutucar”. Clicando nele, o seu amigo receberá um pop-up perguntando se aceita a chamada (é necessário instalar um pequeno plugin na primeira vez que usar o serviço).As chamadas de vídeo estarão disponíveis também através da ferramenta de chat do Facebook. A propósito, a rede social de Mark Zuckerberg está lançando também uma nova apresentação do chat, agora é uma barra lateral que toma todo o lado direito da tela, e na primeira vez que você clicar em qualquer usuário verá um prompt perguntando se você gostaria de fazer sua primeira chamada de vídeo. Se você tentar iniciar uma chamada de vídeo e o outro usuário não responder, você terá a opção de enviar uma mensagem em vídeo.
E por que isso é tão interessante? O Facebook enfatizou que o usuário não precisará criar uma nova conta no Skype para realizar chamadas. Isso permitirá que se faça chamadas entre amigos e familiares com um mínimo de configuração (o fluxo para a instalação do applet leva apenas alguns segundos) .
Claro, essa novidade vem apenas uma semana após o lançamento do Google +, que inclui um recurso de bate-papo de vídeo chamado “Hangout”. Atualmente, o chat e vídeo do Facebook não suporta conversas em grupo (que já está disponível no Google+), mas, quando perguntado se o recurso será implementado, Zuckerberg disse que não descarta nada. E acrescentou que chamandas um-pra-um são na verdade a grande maioria.
Os usuários do Facebook estarão usando o serviço do Skype de forma anônima. Isso é muito legal, pois ajuda a proteger a identidade do usuário e garantir que você possa fazer uma chamada sem precisar de uma conta Skype. O Facebook se conecta ao Skype através de uma API segura, usando IDs de usuário criptografada para configurar as credenciais necessárias. Isso abre a possibilidade de realizar chamadas de vídeo para os usuários que nunca usaram o Skype antes, e torna a experiência geral muito mais simples para todos.
Enfim, não se pode negar que é uma bela parceria, principalmente quando nos lembramos que o Skype está em vias de se tornar um produto Microsoft. A parceria da gigante de Redmond com o Mark Zuckerberg não é nova e com certeza trará muitas novidades para nós. Enquanto isso, sigo explorando o Google+. Estou preparando um vídeo para mostrar a cara do novo site para quem ainda não teve oportunidade de ver. E assim que novos convites estiverem disponibilizados, enviarei a todos. É só aguardar….
Nenhum comentário:
Postar um comentário